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Foto: Idimarlon Oliveira |
A Organização Mundial do Comércio classificou o impacto da
pandemia do novo coronavírus como “brutal”. Devido às restrições da
movimentação de pessoas, a sociedade está mudando seus hábitos e se adaptando.
A mudança de comportamento dos consumidores representa um enorme crescimento das
compras online, gerando assim a oportunidade para o e-commerce mostrar o valor
da conveniência.
Para aproveitar essa oportunidade confira o checklist abaixo,
que aponta os erros mais comuns dos empreendedores que utilizam a internet para
efetuarem suas vendas. Confira:

Talvez a maior
desvantagem da compra online em relação à experiência em uma loja física seja a falta de interação que geralmente temos quando saímos para comprar algum
produto. Para compensar, o cliente procura todas as informações possíveis para
formar sua opinião sobre o produto, e o comerciante PRECISA transformar essa
necessidade em vantagem para si próprio. Absolutamente tudo sobre o produto
precisa estar escrito: tamanho, material, peso, dimensão, e o que for
pertinente a depender do produto. Além disso, deixe claro as formas de
pagamento e locais e prazos de entrega. E SIM, o preço DEVE estar presente.
Nada de forçar o cliente a precisar chamar no privado para obtê-las, não dê
TRABALHO para o seu cliente, facilite a vida dele. Você está contando um
segredo ou vendendo um produto?
Baixa ou má reputação: Reputação ruim pode ser fatal
para qualquer empreendimento, principalmente em relação às vendas feitas pela
internet. Entenda: o cliente não te conhece, e ele não vai comprar de você se
não sentir confiança. Apesar da expansão da tecnologia e do e-commerce, muitas
pessoas ainda temem golpes, e convenhamos, isso acontece com muita frequência.
Por isso, defenda sua reputação como se o seu negócio dependesse disso (porque
depende). Invista no pós-venda, no SAC, nos canais de atendimento e fique
atento às possíveis queixas em sites de reclamação. Além de causar desconfiança
nos consumidores, a má reputação faz com que a marca seja má posicionada nas
ferramentas de busca, diminuindo a visibilidade e a conversão.
Cadastro: Entenda que seu cadastro não precisa ser
feito de forma aleatória, precisa ser feito através da qualidade do seu produto
e bom relacionamento com o cliente. De novo: facilite a vida do seu cliente,
não crie obstáculos.
Preços pouco competitivos: Preço é um dos principais
fatores de decisão quando se fala em compras, principalmente pela internet. A possibilidade
de comparação dos valores é muito rápida, e assim como o seu cliente está a um
clique de você, está também a um clique da concorrência. Se o seu produto não
tiver um grande (e perceptível) diferencial competitivo, é importante não fugir
da média de preço do mercado.
No mais, BONS NEGÓCIOS!
Texto adaptado: Jairinho Pacheco
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios, E-commerce Brasil
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