quarta-feira, 1 de julho de 2020

CONFIRA OS ERROS MAIS COMUNS DE QUEM VENDE PELA INTERNET

Foto: Idimarlon Oliveira

A Organização Mundial do Comércio classificou o impacto da pandemia do novo coronavírus como “brutal”. Devido às restrições da movimentação de pessoas, a sociedade está mudando seus hábitos e se adaptando. A mudança de comportamento dos consumidores representa um enorme crescimento das compras online, gerando assim a oportunidade para o e-commerce mostrar o valor da conveniência.

Para aproveitar essa oportunidade confira o checklist abaixo, que aponta os erros mais comuns dos empreendedores que utilizam a internet para efetuarem suas vendas. Confira:

Cadastro incorreto de produtos: É importante ter atenção e criatividade na hora de realizar os cadastros, buscando informações detalhadas e precisas. Além de sair na frente, o comerciante evita assim maiores transtornos de uma situação judicial, no caso do consumidor se sentir lesado.

 Talvez a maior desvantagem da compra online em relação à experiência em uma loja física seja a falta de interação que geralmente temos quando saímos para comprar algum produto. Para compensar, o cliente procura todas as informações possíveis para formar sua opinião sobre o produto, e o comerciante PRECISA transformar essa necessidade em vantagem para si próprio. Absolutamente tudo sobre o produto precisa estar escrito: tamanho, material, peso, dimensão, e o que for pertinente a depender do produto. Além disso, deixe claro as formas de pagamento e locais e prazos de entrega. E SIM, o preço DEVE estar presente. Nada de forçar o cliente a precisar chamar no privado para obtê-las, não dê TRABALHO para o seu cliente, facilite a vida dele. Você está contando um segredo ou vendendo um produto?

Baixa ou má reputação: Reputação ruim pode ser fatal para qualquer empreendimento, principalmente em relação às vendas feitas pela internet. Entenda: o cliente não te conhece, e ele não vai comprar de você se não sentir confiança. Apesar da expansão da tecnologia e do e-commerce, muitas pessoas ainda temem golpes, e convenhamos, isso acontece com muita frequência. Por isso, defenda sua reputação como se o seu negócio dependesse disso (porque depende). Invista no pós-venda, no SAC, nos canais de atendimento e fique atento às possíveis queixas em sites de reclamação. Além de causar desconfiança nos consumidores, a má reputação faz com que a marca seja má posicionada nas ferramentas de busca, diminuindo a visibilidade e a conversão.

Cadastro: Entenda que seu cadastro não precisa ser feito de forma aleatória, precisa ser feito através da qualidade do seu produto e bom relacionamento com o cliente. De novo: facilite a vida do seu cliente, não crie obstáculos.

Preços pouco competitivos: Preço é um dos principais fatores de decisão quando se fala em compras, principalmente pela internet. A possibilidade de comparação dos valores é muito rápida, e assim como o seu cliente está a um clique de você, está também a um clique da concorrência. Se o seu produto não tiver um grande (e perceptível) diferencial competitivo, é importante não fugir da média de preço do mercado.

No mais, BONS NEGÓCIOS!

Texto adaptado: Jairinho Pacheco

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios, E-commerce Brasil

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