terça-feira, 21 de julho de 2020

Pandemias costumam gerar pânico, leiam!

Foto: Valor Econômico

 As epidemias costumam gerar pânico e o ritmo constante de informações que não param de chegar pelo noticiário e outras diversas fontes, embora necessário, também contribui para deixar as pessoas em estado de alerta incessante e com a sensação de incerteza e medo.

Pra começar, selecione as informações que chegam até você. Se você já sabe o que fazer para se proteger e sabe que daquele ponto em diante você só tá ali tentando obter TODAS as informações do mundo pra tentar se sentir no controle da situação, lembre-se que não tem como estar no controle da situação.

Respire no desconforto, lembre que a nossa impotência é parte da condição humana e busque fazer coisas que te façam bem. Saber que há perigo no mundo é fundamental, é protetivo. Ficar ativando o sistema de alerta o TEMPO TODO e achando que SÓ HÁ PERIGO PRA TODO LADO no mundo é desesperador e adoecedor.

Para equilibrar o estresse inevitável nessa fase, tente:

Foto: Freepik
      Procurar hobbies e atividades que elevem seu bem-estar: Mantenha corpo e mente funcionando. Meditar e fazer ioga, ler livros, ver séries e filmes, consumir conteúdos que te façam bem. Se desconecte da realidade, mergulhe em histórias e atividades capazes de acalmar a mente por alguns instantes. 


      Estabelecer e manter uma rotina diária: Muita gente fala mal da rotina, mas saiba que ela pode ser terapêutica, pois permite que você se organize e tenha sensação de controle, que também traz segurança e conforto emocional, muito importante nos dias atuais.

Foto: Freepik
           Cuidar bem do seu sono: Mantendo um padrão de sono de qualidade, terá mais energia e foco para suas atividades, bom humor e com seu sistema imunológico fortalecido. Para isso, não faça atividades físicas perto da hora de dormir, se alimente de forma balanceada no período da noite e evite distrações como TV, computadores e outros eletrônicos.




Foto: Freepik

      Se reconectar com as pessoas que moram com você: Para que os laços entre você e seus familiares sejam reconectados e vocês possam passar por essa pandemia do novo coronavírus juntos, duas estratégias podem ser úteis: resgate da relação e respeito à privacidade, com equilíbrio entre as duas.






Texto adaptado por Jairinho Pacheco

Fonte: Unimed Fortaleza Blog, MercerMarsh Benefícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário