quarta-feira, 8 de julho de 2020

7 dicas de ouro pra ser mais produtivo durante o Home Office

Foto: Jonne Roriz

Home office: significa escritório em casa e já tinha seu espaço como modalidade de trabalho antes de 2020, mas durante a pandemia se tornou uma necessidade para muitos. A exceção se tornou regra. Há quem esteja adorando e há quem esteja com dificuldades pra se adaptar. Mas gostando ou não, é uma grande mudança e não deixa de ser um desafio. Isso porque o ambiente de trabalho e seu clima muitas vezes dita o ritmo de produtividade.

Foto: Freepik
Pra começo de conversa, saiba que ser produtivo não significa concluir muitas tarefas, no final do dia. Mas sim trabalhar de maneira consciente e estratégica para obter as metas esperadas. Pra isso, ORGANIZAÇÃO é fundamental! Aqui vão 7 dicas de ouro pra que você consiga se organizar melhor:

1. Faça da sua casa, o seu escritório
Se o conforto de estar em casa é um aliado, também pode ser um vilão. Nem pense em colocar o notebook no colo e ficar deitado o dia inteiro na cama que isso não é trabalho, meu amigo. Nosso cérebro já é acostumado a associar cama a descanso, e colocar trabalho no meio é uma péssima decisão. Separe um ambiente da sua casa para fazer de escritório e o decore como se fosse um, deixando à mão todos os materiais que você precisa e normalmente usa no escritório. Ainda que você improvise, separe um lugar pra ser seu cantinho de trabalho.

Foto: Freepik
2. Defina um horário
Apesar do home office possibilitar uma certa flexibilidade na sua rotina, é importante definir um horário específico para trabalhar. Se possível, defina o horário que você sabe que é mais produtivo e durante esse período, se dedique exclusivamente para o trabalho. Além disso, respeite a hora do término do seu trabalho para “sair” do home office.

3. Vista-se para trabalhar
 Você não precisa colocar terno e gravata, mas ficar de pijama o dia inteiro é um hábito muito improdutivo, que interfere no seu estado de espírito e na sua autoestima. Use roupas leves e confortáveis, mas que você vestiria se tivesse no trabalho. Assim você ainda tem a impressão de separar sua vida doméstica da profissional. 
Foto: Forbes

4. Mantenha o contato com o mundo exterior
Para eliminar o sentimento de exclusão, é  fundamental manter a comunicação com seus colegas, colaboradores e clientes. Esse vínculo é importante pra ter confiança de trabalhar à distância. Procure organizar reuniões semanais para dar e receber feedbacks, relatar os resultados e reconectar com a sua equipe.

5. Estabeleça metas e prazos
Não caia na armadilha do “tenho todo o tempo do mundo”.  Deixar tudo para a última hora é o maior inimigo da produtividade. Para que isso não corra, defina metas pequenas e os prazos de entrega. Organize o seu dia ou, até mesmo, a sua semana de acordo com as suas prioridades.

Foto: Freepik
6. Elimine as distrações
Para realmente ser produtivo no home office, você precisa eliminar tudo o que te distrai, principalmente celular, redes sociais, televisão e tarefas domésticas. Como já foi dito, você precisa definir um horário. Dentro desse horário, não permita que nada tire a sua atenção. No momento em que estamos vivendo, muitas pessoas estão em casa, juntos, o que torna as coisas mais difíceis. Principalmente com filhos, é natural que imprevistos aconteçam. Mas tente estabelecer limites e momentos de interrupções.

7. Respeite o seu limite
Apesar da dica acima, é saudável fazer pequenas pausas durante o período dedicado ao trabalho. Sendo assim, separe 10, 15 minutos a cada uma hora para conversar com a família, brincar com o pet, cuidar das plantas ou, até mesmo, fazer um lanchinho. Mas programe as pausas antes, para que não virem interrupções.

No mais, BONS NEGÓCIOS!

Texto adaptado por Jairinho Pacheco
Fonte: Thiagoconcer

2 comentários:

  1. Dicas muito boas! Se não criar um mínimo de "rotina", o home office fica prejudicado...

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito boas! Se não criar um mínimo de "rotina", o home office fica prejudicado...

    ResponderExcluir