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Foto: Jonne Roriz |
Home office: significa escritório em casa e já tinha seu
espaço como modalidade de trabalho antes de 2020, mas durante a pandemia se
tornou uma necessidade para muitos. A exceção se tornou regra. Há quem esteja
adorando e há quem esteja com dificuldades pra se adaptar. Mas gostando ou não,
é uma grande mudança e não deixa de ser um desafio. Isso porque o ambiente de
trabalho e seu clima muitas vezes dita o ritmo de produtividade.
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Foto: Freepik |
1. Faça da sua casa, o seu escritório
Se o conforto de estar em casa é um aliado, também pode ser
um vilão. Nem pense em colocar o notebook no colo e ficar deitado o dia inteiro
na cama que isso não é trabalho, meu amigo. Nosso cérebro já é acostumado a
associar cama a descanso, e colocar trabalho no meio é uma péssima decisão.
Separe um ambiente da sua casa para fazer de escritório e o decore como se
fosse um, deixando à mão todos os materiais que você precisa e normalmente usa
no escritório. Ainda que você improvise, separe um lugar pra ser seu cantinho
de trabalho.
Apesar do home office possibilitar uma certa flexibilidade
na sua rotina, é importante definir um horário específico para trabalhar. Se
possível, defina o horário que você sabe que é mais produtivo e durante esse
período, se dedique exclusivamente para o trabalho. Além disso, respeite a hora
do término do seu trabalho para “sair” do home office.
3. Vista-se para trabalhar
Você não precisa
colocar terno e gravata, mas ficar de pijama o dia inteiro é um hábito muito
improdutivo, que interfere no seu estado de espírito e na sua autoestima. Use
roupas leves e confortáveis, mas que você vestiria se tivesse no trabalho. Assim
você ainda tem a impressão de separar sua vida doméstica da profissional.
4. Mantenha o contato com o mundo exterior
Para eliminar o sentimento de exclusão, é fundamental manter
a comunicação com seus colegas, colaboradores e clientes. Esse vínculo é importante
pra ter confiança de trabalhar à distância. Procure organizar
reuniões semanais para dar e receber feedbacks, relatar os resultados e
reconectar com a sua equipe.
5. Estabeleça metas e prazos
Não caia na armadilha do “tenho todo o tempo do mundo”. Deixar tudo para a última hora é o maior inimigo da produtividade. Para que
isso não corra, defina metas pequenas e os prazos de entrega. Organize o seu
dia ou, até mesmo, a sua semana de acordo com as suas prioridades.
Para realmente ser produtivo no home office, você precisa
eliminar tudo o que te distrai, principalmente celular, redes sociais,
televisão e tarefas domésticas. Como já foi dito, você precisa definir um
horário. Dentro desse horário, não permita que nada tire a sua atenção. No
momento em que estamos vivendo, muitas pessoas estão em casa, juntos, o que
torna as coisas mais difíceis. Principalmente com filhos, é natural que
imprevistos aconteçam. Mas tente estabelecer limites e momentos de interrupções.
7. Respeite o seu limite
Apesar da dica acima, é saudável fazer pequenas pausas
durante o período dedicado ao trabalho. Sendo assim, separe 10, 15 minutos a
cada uma hora para conversar com a família, brincar com o pet, cuidar das
plantas ou, até mesmo, fazer um lanchinho. Mas programe as pausas antes, para
que não virem interrupções.
No mais, BONS NEGÓCIOS!
Texto adaptado por Jairinho Pacheco
Fonte: Thiagoconcer
Dicas muito boas! Se não criar um mínimo de "rotina", o home office fica prejudicado...
ResponderExcluirDicas muito boas! Se não criar um mínimo de "rotina", o home office fica prejudicado...
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