sábado, 27 de fevereiro de 2021

Presencial, remoto ou híbrido?

 O modelo de ensino híbrido representa a modalidade ao qual o ensino é aplicado de forma presencial e remota concomitantemente.

Foi necessário uma análise de protocolos de outros países, passado o pico da pandemia, para o início das aulas presenciais. Foram aplicados diversos protocolos em toda América Latina e alguns, para nós, já é uma realidade. Não sendo adotado um modelo único de retomada. Ficando a critério no Ministério da educação, no nosso caso, o direcionamento para o retorno as aulas, com enfoque nas medidas sanitárias. 

Provavelmente, o ensino híbrido predominará, devido a incerteza do cenário pandêmico que vivemos.   

Foram levados em consideração, a realidade que temos nas nossas escolas, como: 

1)Para o distanciamento devido, o modelo híbrido, para proporcionar o revezamento, foi a melhor alternativa, decorrente a impossibilidade de receber a todos estudantes matriculados.

2)A tecnologia e biossegurança dos profissionais de educação, para atender o ensino híbrido;

3) Incerteza do calendário de vacinação para crianças e jovens;

4) A insegurança das famílias no convívio diário com familiares de grupo de risco;

A transformação digital foi uma aliada nesse processo, proporcionando treinamentos dos profissionais de educação e equipamentos digitais para tornar possível o retorno as aulas.

O método híbrido, divide opiniões, e selecionamos algumas vantagens e desvantagens na doção desse processo.

Menor risco de contágio, flexibilidade no cronograma, são vantagens observadas.

As desvantagens, impacta na falta de interação social, necessária na fase de desenvolvimento, assim como, a dificuldade de concentração.

O processo de ensino de aprendizagem, seguirão nos 3 modelos de ensino, presencial, remoto e híbrido, agradando a cada família na sua forma de prevenção ao contágio do COVID19.

Qual a sua decisão? Conta pra gente!




terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Guia para empreender

 Empreender é um desafio ao qual precisamos estar conectado com o "novo". Novas tendências, novas tecnologias e novos modelos de gestão. 

Aprender tudo sobre o mundo dos negócios conectará VOCÊ ao mundo empreendedor, através de termos e conceitos do mundo do empreendedorismo.

Listaremos alguns termos para você se familiarizar ...

Alíquota

alíquota é um percentual ou um valor fixo aplicado sobre uma quantia de dinheiro na hora de calcular diversos tipos de impostos, taxas e contribuições. Ou seja, ela é usada para calcular o valor final que uma pessoa ou empresa pagará de tributos, por isso você vai ver muito essa palavra por aí.

Capital de Giro

Capital de giro é uma reserva de dinheiro que toda empresa deve ter para garantir seu funcionamento em termos financeiros – que faça a empresa “girar”, como sugere o nome.

CNAE

Toda empresa possui um CNAE, sigla para Código Nacional de Atividade Econômica. Ele indica as operações e atividades que a empresa realiza.

CNPJ

CNPJ, sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é um cadastro com diversas informações sobre a organização (incluindo um número) pelo qual a Receita Federal identifica empresas e acompanha suas movimentações financeiras.

Contrato Social

Contrato social é o documento que oficializa a criação de um negócio societário. Nele estão todos os dados da empresa, como razão social, endereço da sede, informações sobre os sócios etc.

DAS

DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional – ou seja, a guia que o empreendedor que optou pelo regime do Simples precisa pagar todo mês. 

Freelancer

O termo em inglês freelancer – também usado na versão abreviada freela – diz respeito àquele profissional que realiza um tipo de trabalho sem ter, necessariamente, vínculo formal com alguma empresa.

ICMS

ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um tributo estadual e seus valores são definidos pelos estados e Distrito Federal.

LTDA (ou Sociedade Limitada)

LTDA é a abreviação de “limitada” e vem de sociedade limitada, sociedade empresarial limitada ou ainda sociedades de responsabilidade limitada. O nome desse tipo societário vem justamente porque, nele, a responsabilidade dos sócios é “limitada” ao quanto investiram no negócio.

Lucro Presumido

Lucro Presumido é uma forma de tributação para empresas usada no cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Lucro Real

Lucro Real é um regime de tributação no qual o cálculo do IRPJ e da CSLL é feito com base no lucro real da empresa – receitas menos despesas –, com ajustes previstos em lei.

MEI

MEI, ou Microempreendedor Individual, é um modelo de empresa simplificado para trabalhadores autônomos.

Startup

Considerando a origem da palavra, startup é sinônimo de iniciar algo e colocar em funcionamento.

Tributo

Basicamente, tributos podem ser impostos, taxas e contribuições. Ou seja, cobranças obrigatórias (não dá para escolher pagar ou não) que devem ser pagas em dinheiro (não pode ser com outros bens materiais) a partir de uma ação específica, como ter um carro, vender produtos ou serviços, comprar um imóvel.

Fonte: Nubank


                                                   Foto: internet







segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Extrato de Rendimentos para o Imposto de Renda

 IMPOSTO DE RENDA

O Extrato de Rendimentos para Imposto de Renda já está disponível no Portal MEU INSS.

Aposentados e Pensionistas já podem acessar o extrato para declaração do Imposto de Renda.

Já está disponível no Portal Meu Inss- com login e senha- ou pelo aplicativo para celulares, o demonstrativo de rendimentos para declara~]ao do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao acessar o sistema com a senha, basta que o contribuinte escolha a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emita o documento.Se houver problemas com a senha de acesso, mais informações podem ser obtidas no portal de serviços do governo federal.

Primeiro Acesso:

Caso seja o primeiro acesso no portal, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número.

Devido ás medidas de prevenção à pandemia da COVID-19 , e para mais conforto aos cidadãos, o extrato somente estará disponível em meio eletrônico.

Fonte:G1- Ministério da Economia
 


sábado, 20 de fevereiro de 2021

40 Mudanças no currículo que irão deixá-lo mais profissional

 Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.

Listamos VÁRIAS dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se você não tiver o tempo necessário para fazer uma super revisão. Há coisas que você pode fazer com apenas dois minutinhos. Veja a seguir!

Aprenda como deixar o seu currículo mais organizado, funcional e atraente, para ajudar a destacá-lo dentre os demais.

Mudanças em 2 MINUTOS

 

1. Mude a fonte do seu currículo para Helvetica, Arial ou Times New Roman (apesar de ultimamente ter surgido uma discussão sobre esta última fonte em currículos, leia aqui). Em outras palavras, certifique-se de que a fonte não seja difícil de ler.

 

2. Não anexe cartas de referência – faça isso apenas se for solicitado pela empresa.

 

3. Exclua os seus objetivos profissionais. Aquele clichê “Eu sou um profissional dedicado, interessado em trabalhar no setor [preencha aqui]”. Isto tudo é óbvio, afinal você já está se candidatando a uma vaga no setor.

 

4. Verifique a ortografia (muito importante!) e corrija erros eventuais.

 

5. Salve o seu currículo como PDF. Assim a formatação não corre o risco de ser bagunçada quando o arquivo for aberto em outro computador.

 

6. Mudo o nome do arquivo para “[NOME] [SOBRENOME] Currículo”. Fica mais fácil de identificar quem o enviou e ajuda a evitar que o seu currículo se perca na multidão.

 

7. Remova o seu endereço. Porque se você não for da região, pode ser que os recrutadores já o eliminem sem ler o resto.

 

8. No lugar do endereço, acrescente um link para o seu perfil no LinkedIn e de outras redes sociais relevantes (Twitter, Instagram ou Flickr se você usá-los de forma profissional ou se estiver se candidatando a vagas relacionadas à mídia ou à criatividade).

 

9. Crie uma URL customizada para o seu perfil público no LinkedIn usando apenas /seunome (ou alguma variação mais simples se o seu username já estiver tomado). Aprenda a fazer isto aqui.

 

10. Certifique-se de que todos os hiperlinks no seu currículo estejam funcionando direitinho – email, LinkedIn, outros perfis nas redes, site pessoal, etc.

 

11. Se você já se formou há mais de três anos, evite incluir a data de sua graduação. O mais importante para os recrutadores é saber se você tem um diploma acadêmico.

 

12. Coloque a parte sobre educação depois da parte sobre experiências. A não ser que você tenha se graduado recentemente, provavelmente as informações sobre os seus dois últimos empregos são mais relevantes.

 

13. Para facilitar a leitura, aumente o espaço entre as linhas (no Word, vá a Layout da Página – Parágrafo – Espaçamento).



Mudanças em 5 MINUTOS

 

1. Exclua qualquer referência ao ensino médio, a não ser que: você acabou de se formar no colegial; precisa fazer volume no currículo; ou tenha feito algo de extraordinário no ensino médio que seja relevante ser mencionado.

 

2. Atualize a seção de “habilidades”. Adicione novas habilidades adquiridas e remova qualquer uma que esteja desatualizada (ninguém precisa saber que você sabe usar o Microsoft Word porque isso já é uma exigência geral).

 

3. Verifique a consistência da formatação no documento. A mesma fonte, o mesmo tamanho, a mesma cor, o mesmo espaçamento.

 

4. Se você tem várias habilidades relacionadas a uma função – por exemplo, fluência em uma língua estrangeira, softwares e liderança -, prefira dividi-las em seções como “Habilidades com Softwares” e “Fluência em Línguas Estrangeiras”.

 

5. Encontre acrônimos no currículo e escreva o nome de cada um deles de forma completa pelo menos uma vez (título, certificação, organização, universidade ou diploma).

 

6. A não ser que você seja um designer e tenha um currículo super criativo e bem feito, remova fotos e qualquer elemento visual. Fica bem mais clean.

 

7. Se você tiver intervalos de alguns meses entre empregos, troque as datas de início e término de cada posição para apenas anos (por exemplo, 2011 – 2012).

 

8.Troque adjetivos genéricos e clichês (como experiente e perfeccionista) por uma linguagem mais forte e marcante que descreva os seus pontos fortes de maneira mais original.

 

9. Trabalhou em várias funções dentro da mesma organização? Aprenda como listá-las corretamente no currículo.

 

10. Como regra geral, você deve informar apenas os últimos 10 – 15 anos de seu histórico profissional e incluir só as experiência relevantes à posição específica a qual você estiver se inscrevendo.

 

11. Revise linha a linha e anote todas as “palavras órfãs” (aquelas palavras isoladas à esquerda na linha). Veja se há a possibilidade de editar a linha acima para eliminá-la da linha de baixo. Parece pouco (e é), mas faz o seu currículo aparentar mais clean e bem editado.

 

12. Divida as seções com linhas de lado a lado, separando a página. Isso deixa o seu currículo visualmente mais organizado e fácil de consultar.

 

13. Escreva todos os números no formato numérico (30% ou invés de “trinta por cento”, por exemplo) para que fiquem mais visíveis.

 

14. Leia o seu currículo em voz alta. Isto não só ajudará a notar erros como também perceber sentenças que estejam soando estranhas ou difíceis de compreender.


Mudanças em 10-15 MINUTOS

 

1.Preste muita atenção à primeira metade da primeira folha do seu currículo. Esta parte vai ser a primeira coisa que o recrutador vai ver quando abri-lo. Ou seja, será a primeira impressão que ele terá de você.

 

2. Certifique-se de ter no máximo seis ou sete tópicos para cada posição. Mesmo que você tivesse mais funções no trabalho, o recrutador não lerá todas elas se a seção estiver muito longa. Por isso, priorize as mais importantes e que sejam relacionadas à vaga que você estiver concorrendo.

 

3.Mostre o seu currículo para alguém com quem você não tem muito contato e peça para que o leia por 30 segundos. E então pergunte: Quais são as três coisas que mais te chamaram a atenção? Este feedback lhe ajudará a modelá-lo para atender melhor aos seus objetivos.

 

4. Outra ideia muito interessante é colocar o seu currículo em um “gerador de nuvens de tag” e ver quais palavras mais se destacam. Estas serão as que mais chamarão a atenção do recrutador. Você está satisfeito com elas? Se não, revise e altere o currículo.

 

5. Acrescente mais números ao seu currículo. Quantas pessoas foram impactadas pelo seu trabalho? Por qual porcentagem você excedeu a sua meta? (Tudo bem usar estimativas, desde que você tenha como comprová-las.)

 

6. Considere acrescentar uma seção de qualificações. Ela deverá ter até seis linhas ou tópicos com apenas o que você tiver de melhor nos quesitos habilidades, conquistas e experiências importantes.

 

7.Melhore o cabeçalho do seu currículo para ficar mais chamativo. Ele pode acabar virando a sua “marca”.

 

8.Se você acha que precisa preencher mais o seu currículo, nada o impede de acrescentar experiências não-remuneradas, trabalhos voluntários, blogs ou trabalhos como freelancer que você já tenha feito.

 

9.O seu currículo tem de aparentar ser interessante e relevante para qualquer pessoa que analisá-lo pela primeira vez, seja um assistente, recrutador, estagiário ou um executivo de alto nível.

 

10. Verifique se todas as informações inseridas no currículo estão atualizadas: um artigo que você tenha publicado, novas habilidades adquiridas, prêmios recebidos.

 

11. Atualize o seu perfil no LinkedIn de acordo com as informações inseridas no currículo.

 

12. Peça (educadamente) para dar uma olhadinha no currículo de amigos e contatos profissionais para se inspirar.

 

13. Inscreva-se! Com o currículo remodelado e atualizado, é hora de enviá-lo para se candidatar a vagas de seu interesse.

 

Aprenda como escrever uma cover letter, o email que acompanha o seu currículo.

 

Fonte: USA Today College

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Melhores estratégias de Marketing que vão alavancar seu negócio

 O mercado consumidor está disputado nos últimos tempos decorrente da crise do COVID19.

Tornou-se imprescindível uma boa comunicação com o cliente, para gerar o interesse das pessoas no seu produto ou serviço.

Atrair e fidelizar clientes é um desafio, pois são muitas as opções e ser atrativo fará toda diferença no seu plano de Marketing.

Em tempos de pandemia, conseguir apostar em diferentes maneiras, será uma decisão acertada em quem tem como estratégia esse formato de comunicação.

Reunimos abaixo algumas estratégias para pequenas e médias empresas, para que sua marca seja vista.

1) Definir seu público alvo e persona:

Entender quem é seu cliente em potencial identificará quem consome  o seu produto.

2) Mix de Redes Sociais

Analisar quais redes sociais seus clientes  e qual tipo de conteúdo eles mais acessam.

3) Google business

Proporcionar a busca na internet, cadastrando as informações da sua empresa com nomes, endereço, fotos e horário de funcionamento. Ferramenta essencial para localização nas buscas utilizadas pelos usuários.

4) Anúncios

Traz visibilidade e aumenta a as vendas e captura de novos clientes. O custo envolvido vale o investimento.

5) Parcerias

São grandes aliadas e podem acontecer de diversas maneiras. 

6) Influenciadores

Os compradores de hoje estão a procura de pessoas que se identifiquem com vozes e posicionamento ao qual possa confiar.

Por fim, os clientes não tomam mais decisões baseadas num único anúncio.Construir um planejamento estratégico eficaz é possível, de forma que você identificará aonde está e aonde quer chegar, estipulando prazos, responsáveis e objetivos a curto, médio e longo prazos.


     


 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Carnaval: FERIADO, PONTO FACULTATIVO OU DIA ÚTIL?

 

Carnaval 2021: pandemia alterou ponto facultativo em diversas cidades

Desfiles adiados, decretos e proibições cancelaram folgas da folia



O tradicional feriado de carnaval em 2021 está sendo diferente.A pandemia afetou a comemoração em praticamente todo território nacional, em consequência da suspensão da folia em estados e municípios, devido a possibilidade de infecção em massa decorrente das aglomerações, com isso, foram regulamentados leis e decretos, deixando a critério dos patrões a liberalidade ou compensação desses dias de folga. Esse ano, em grande parte do país, estão sendo considerados duas normais de trabalho, sem dispensa ou redução da jornada de trabalho. 
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, suspendeu o ponto facultativo decretado na segunda dia 15, como na quarta-feira dia 17.O feriado será mantido na terça feira dia 16.Assim como nosso prefeito Axel Grael, decretou por transmissão nas redes sociais.
A justificativa da suspensão foi para evitar a aglomeração na cidade, com a proibição de blocos de rua e escolas de samba, devido aos níveis elevados de contaminação no estado.
Haverá fiscalizações intensas no plano logístico de combate as aglomerações, com vistorias e plantões noturnos junto a policiais militares e guardas municipais para reprimir quem tentar furar a determinação no período carnavalesco.
Os eventos carnavalescos estão proibidos de serem promovidos por iniciativa pública ou particular, no período de 12 a 17 de fevereiro.

"Essa medida é importante, porque  temos a expectativa de receber mais uma quantidade de vacinas e para que a gente possa aproveitar esses dias para avançar e oferecer a vacina a população, com as prioridades que vamos anunciar assim que elas chegarem"
Axel Grael


 

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Carnaval na pandemia: confira dicas para curtir a folia em casa

É possível fazer a festa sem ir pra rua ou desfilar na avenida


 


Alô galera! Sabemos que as festividades carnavalescas estão suspensas por conta da pandemia do corona vírus.Não vão rolar bloquinhos e desfiles pelas ruas, mas nem por isso vamos desanimar.

Vamos fazer aquela folia em casa mesmo, com toda segurança, sem vacilar, para aproveitar o melhor do carnaval  com energia e alto astral!

Quer dicas?🙋🙋🙋

DICA 1-EXPERIMENTE UM DRINK NOVO!🍹🧉

Para quem não consume bebida alcoólica, a sugestão é substituir por água com gás ou tônica... 


DICA 2-PREPARE A PLAY LIST!👏👏👏👏

Música vai bem em qualquer ocasião. Então, sintonize os sucessos do momento que vão tocar no seu celular ou na sua caixinha de som, com os hits que não podem faltar na sua playlist.


DICA3- DE OLHO NA TELINHA!👀

A Globo não vai deixar o Carnaval passar em branco e exibirá 28 desfiles históricos de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, com direito a votação no site Gshow para escolher os melhores. A transmissão começa neste sábado, logo após o Altas Horas, e segue no domingo, após o BBB 21. 

Em tempo: as musas Ivete Sangalo e Claudia Leitte vão comandar, neste sábado, a live O Trio, que será transmitida — diretamente de Salvador, na Bahia — pelos canais delas no YouTube e pelo canal a cabo Multishow. A intenção é relembrar os hits do Carnaval e levar alegria aos lares dos brasileiros. 


DICA 4- DECORE O LAR E ABUSE DAS CORES!💙💚💛💜

Enfeites pela casa prometem deixar o ambiente mais divertido. Vale apostar em máscaras, colares floridos e fantasias simples, mas tudo feito de forma caseira. São detalhes que fazem a diferença na hora de registrar os momentos para colecionar as melhores memórias.

Já que a pedida é curtir a folia m casa, opte por vestir peças leves, estampadas e em cores vibrantes.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Os tipos de empreendedores mais comuns do Brasil

 Os motivos para empreender são diversos com grandes variações.

Entender a sua característica e perfil empreendedor, fará com que você identifique seu nicho de mercado.

Existem 3 grupos de empreendedores: os que empreendem por necessidade, os que empreendem para sobreviver e os que empreendem por oportunidade.

Informal, visionário, franqueado ou social...Aonde você se encaixa?

O informal

Empreende para sobreviver, suas ações são a curto prazo para atender a necessidade do agora, riscos baixos e sem planejamento futuro. Trabalha para adquirir o suficiente e tem nessa atividade o refúgio do desemprego.

O individual

Esse tipo se formalizou através do MEI e começa a estruturar uma empresa, mas não pensa em crescer muito, perfil muito ligado ainda a necessidade de sobrevivência, trabalhando sozinho ou com um funcionário apenas. 

O social

Vêm da necessidade de fazer algo pelo mundo, com soluções de problemas que a área pública não consegue resolver. Tem como objetivo influenciar pessoas com a sua causa. 

O franqueado

Aquele que comanda um negócio em busca do retorno de um investimento. 

A classificação se faz importante, pois na verdade todos buscam uma satisfação pessoal, autonomia financeira e deixar um legado, mas nada impede que a evolução ocorra.

O ideal é planejar os riscos e adquirir um profundo conhecimento do seu negócio para que o ato de empreender siga como um negócio, que quanto mais estruturado, mais terá a probabilidade de tornar-se um nicho em potencial de crescimento.


Fonte: Revista Exame


                                                          Foto: uMOv.me



 

 

sábado, 6 de fevereiro de 2021

 

INFORMAÇÕES SOBRE DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM NITERÓIPDFImprimirE-mail


A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclarece que está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

 



A Secretaria analisa critérios como a quantidade de doses disponíveis e o número de pessoas que precisam ser vacinadas em cada grupo prioritário para definir as datas e locais de vacinação do público-alvo. O Município aguarda novas remessas de vacinas para iniciar a imunização de outros grupos prioritários.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais e no site oficial da Prefeitura.

A partir de 08/02 - Vacinação de idosos com 88 anos ou mais, incluindo acamados

Idosos com mais de 88 anos: A vacinação presencial será feita nas policlínicas do Barreto, São Lourenço, Vital Brazil e Itaipu. O atendimento acontece das 8h às 16h. Apresentar carteira de identidade.

Idosos acamados (mais de 88 anos): Equipes da Saúde estarão vacinando, em domicílio, idosos acamados com mais de 88 anos, que solicitarem o serviço pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. É preciso informar nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.




Endereços:

Policlínica Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº – São Lourenço

Policlínica Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa

Policlínica de Itaipu - Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu

Policlínica do Barreto, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto

Entrada na Policlínica e acolhimento das 8h às 16h, com vacinação até 17h.


Fonte:
http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6980:2021-02-05-16-28-08